Desde 1992, nossa proposta pedagógica considera a criança como um ser único, com diferentes características, que mediante interação com o ambiente escolar, amplia e constrói o conhecimento. Proporcionamos um local saudável e acolhedor, facilitando o processo de crescimento e independência, onde através do brincar, a criança vê o pensar e o criar como possibilidades prazerosas de conhecer o mundo. Nossas atividades estimulam e desafiam a criança a desenvolver sua capacidade cognitiva, psicomotora e social.
Acompanhe nossas realizações pedagógicas e o desenvolvimento dos nossos pequenos!
O Programa Bilíngue da Jardim dos Sonhos é realizado em parceria com a Red Fox English, escola especializada no ensino de inglês para crianças. As aulas acontecem 3x por semana com uma metodologia imersiva, sendo 100% em inglês. As aulas são pensadas com base em temáticas que fazem parte do cotidiano das crianças e despertam seu interesse, como cores, números, animais, brincadeiras e situações do dia a dia. O aprendizado acontece de forma natural e divertida, por meio de vivências práticas que tornam o inglês significativo desde cedo. Além de promover a comunicação em inglês, o programa desenvolve habilidades motoras, pensamento lógico, criatividade e empatia, utilizando o idioma como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança. Fundamentado na teoria das múltiplas inteligências, o programa bilíngue utiliza diversos recursos pedagógicos para garantir que todas as formas de aprendizado sejam contempladas, criando um ambiente inclusivo e estimulante. Dessa forma, cada criança aprende do seu jeito, no seu tempo, e, o mais importante, se divertindo!
Na Educação Infantil, o Judô tem como objetivo estimular as funções motoras da criança. Fazem parte da aula diferentes atividades, como cambalhotas, giros, saltos, rolamentos e, ainda, brincadeiras. O Judô propicia o desenvolvimento da força, resistência, velocidade, flexibilidade, coordenação de movimentos, disciplina e autoconfiança adquirida no aprender limites e no saber ouvir. Por isso, introduzimos as aulas em nossa escola, já que de forma lúdica as crianças aprendem o respeito pelo outro e conquistam progressivamente a autonomia por meio do domínio emocional e da confiança em si. Desde as primeiras práticas, o aluno começa a realizar a disciplina no nível básico e de acordo com a melhora da sua técnica vai alcançando graus diferentes e mudando a cor da faixa.
Ballet na infância melhora o físico e emocional de crianças Dançar é muito divertido e favorável ao bem estar físico e emocional das crianças. É uma ótima opção a partir dos 2 anos e meio. O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação dos movimentos. É uma dança muito recomendada na Educação Infantil, pois favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. Além disso, podemos notar uma melhora significativa da coordenação motora, da flexibilidade, do equilíbrio e concentração, tornando o aluno muito mais disciplinado, criativo e autoconfiante. Nossas aulas são programadas de forma lúdica, motivando as crianças a se tornarem mais independentes, extrovertidas, propiciando um desenvolvimento harmônico de todo o corpo. As práticas de Ballet são realizadas duas vezes por semana, onde são desenvolvidas as formas básicas de correr, saltar, saltitar, balancear, girar e, ainda, a educação do sentido rítmico.
A natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano. Nadar desenvolve a capacidade psicomotora e respiratória, assim como fortalece a musculatura, desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo. Psicologicamente, a prática aumenta a autoestima das crianças, que se mostram mais seguras e independentes. Em nossa escola, a natação não tem só o objetivo recreativo, mas também a aprendizagem. Este processo ocorre de forma lúdica, gerando manifestações positivas, estimulando a criatividade, a afetividade e o prazer no contato com a água. É muito importante uma adaptação bem feita ao ambiente, pois as os alunos terão mais benefícios das suas lições de natação se forem acertadamente adaptadas à água pelos pais e professores. Vale ressaltar que respeitamos a individualidade, pois cada criança tem um tempo para se adaptar. A partir do momento que se sentirem confiantes dentro da água, não existem limites para o que elas possam conseguir fazer. A perda do medo e o progresso caminham paralelos.
Nas aulas de culinária as crianças aprendem a origem dos alimentos, o valor nutricional e a importância de ter uma vida saudável. Dessa forma, valorizam a preferência por alimentos naturais. Os professores utilizam essas aulas como estratégia para trabalhar conteúdos multidisciplinares envolvidos na grade curricular das crianças. Por exemplo, por meio de uma prática com receitas, é possível estimular a leitura de rótulos e o crescimento do vocabulário e, ainda, ajudar com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre medidas, temperatura, entre outros aspectos.
Na Educação Infantil, as soluções “LEGO EDUCATION” estimulam a curiosidade das crianças a explorar juntas e aprender por meio de atividades lúdicas, envolventes e eficazes. A proposta da aula utilizando esse material é oferecer soluções práticas relevantes, adequadas à brincadeira livre com um objetivo de aprendizagem mais estruturado, capacitando a criança a explorar o mundo e a descobrir suas próprias capacidades, desenvolvendo habilidades fundamentais para a escola e para a vida. O melhor tipo de aprendizagem acontece quando podemos usar a nossa criatividade em todo o processo, quando temos ideias podemos explorar, experimentar e nos envolver com o que estamos tentando aprender, aproveitando a nossa curiosidade e imaginando “e se...”.
Desenvolvido por Rabbit Digital